Alterações na Voz

Alterações na Voz

A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais. É modificado pela boca, lábios e língua.
As pregas vocais, que são dois pares de músculos, primordialmente não foram feitos para o uso da voz. Esta foi uma função na qual a laringe (local onde se encontram as pregas vocais) se especializou. Estes músculos foram desenvolvidos, em primeiro lugar para as funções de respiração, alimentação e esficteriana.
A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.
A emissão de uma voz saudável, damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com alguma de suas características alterada, damos o nome de disfonia.
A disfonia pode e deve ser tratada o quanto antes melhor!

A voz e as influências

A voz sofre influências dos hormônios e das nossas emoções. É comum observar pessoas que estão muito tristes ou nervosas, roucas. A rouquidão é um tipo de disfonia.
A falta de conhecimento da importância de certos cuidados básicos para preservar a voz e o mau uso da voz pode ter como consequências o desenvolvimento de algumas alterações laríngeas como, por exemplo: fendas, nódulos, pólipos e edemas.

Sintomas

Essa dificuldade pode se manifestar por meio de uma série de alterações:

1. Pigarros
2. Ardência na garganta
3. Esforço a emissão da voz
4. Dificuldade em manter a voz à Fadiga da voz seguida de rouquidão
5. Cansaço ao falar
6. Variações na frequência habitual (Hora a voz sai alta ou hora sai baixo)
7. Rouquidão
8. Falta de volume e projeção
9. Perda da eficiência vocal
10. Pouca resistência ao falar
11. Tensão na musculatura cervical

Tratamento

Somente o otorrino tem condições, através de exames específicos de diagnosticar possíveis alterações. O trabalho do fonoaudiólogo é de reeducação e tem como objetivo principal: adequar as estruturas fonoarticulatárias, conscientizar o uso adequado da voz e orientar os hábitos prejudiciais é voz. As alterações vocais afetam a vida pessoal, comunicativa, social e sobretudo a profissional, gerando ansiedade e angústia! Os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho muitas vezes necessitam de um treinamento de apoio para melhor desenvolver o seu potencial vocal. Para mais informações procure-nos!