Atendimento para Fonoterapia

Atendimento somente com hora marcada:

  • No consultório
  • Ou em Domicílio para pacientes residentes em Vargem Grande, Vargem Pequena, Jacarepaguá, Recreio e Barra da Tijuca


NÃO Aceitamos CONVÊNIOS.

 

Unidade RECREIO – (21) 2437-9821 ou (21) 3905-7641

Av. das Américas, 15700 – Shopping Time Center (Ao lado da Recreio Veículos) Sala 232 – Shopping com amplo estacionamento

Você também pode entrar em contato pelo e-mail: fonolu@gmail.com

 

Em domícilio, atendimentos para pacientes idosos ou com dificuldades de locomoção com:

    • Disfagia :: A reabilitação fonoaudiológica do paciente disfágico visa a obtenção de uma deglutição eficiente levando à melhora da qualidade de vida do paciente, além da prevenção de complicações.

 

    • AVC :: O prognóstico vai depender da gravidade de cada caso, pois certos AVCs podem comprometer todo o organismo. Leva-se em conta também a idade pela plasticidade cerebral. Quanto mais jovem, menos grave e as chances de melhora são maiores. A repetição do AVC pode acontecer após a primeira vez. A terapia fonoaudiológica deve estar voltada para a reabilitação da comunicação. O diagnóstico fonoaudiológico inclui avaliações de fala, funções cognitivas, compreensão e expressão da linguagem. O fonoaudiólogo na reabilitação de pacientes portadores de AVC atua de forma multidisciplinar, garantindo uma melhor qualidade de vida do paciente.

 

    • PARKINSON :: A Doença de Parkinson provoca alterações motoras com tremores, rigidez, lentidão dos movimentos e instabilidade postural. Leva prejuízos na capacidade de alimentação, escrita e comunicação oral devido á uma fala pouco articulada , além de prejuízos na voz. Infelizmente os pacientes são encaminhados ou procuram auxílio fonoaudiológico quando os sintomas já estão em estágio avançado e com estado nutricional e de hidratação comprometidos. Nessa fase, os engasgos são freqüentes e a restrição da consistência e quantidade de alimento já levou o paciente a um estado debilitado ou à utilização de sonda nasogástrica. Nesses casos, a intervenção é possível, porém com resultados menos favoráveis.Vale ressaltar que quanto antes a intervenção fonoaudiológica for iniciada melhor será o prognóstico.

 

    • ALZHEIMER :: Doença que afeta mais de 700 mil brasileiros e 15 milhões de pessoas no mundo todo, o Mal de Alzheimer atinge 6% das pessoas com mais de 60 anos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Independente de ser uma doença degenerativa do cérebro, incurável, o Mal de Alzheimer possui tratamento para retardar sua evolução. A evolução da doença é dividida em fases e, portanto, os sintomas ocorrem de maneira progressiva. O tratamento fonoaudiológico oferece uma melhor qualidade de vida ao paciente e tem como objetivo preservar e ou melhorar a memória, a linguagem, a cognição, a comunicação escrita e oral, a mastigação e a deglutição.Orientações aos familiares são muito importantes. O Centro de Fonoaudiologia tem como objetivo proporcionar aos seus pacientes uma vida digna prevenindo ou atrasando os efeitos da doença. Contribuindo assim para que o indivíduo não perca suas competências e a sua auto estima.

 

    • ORIENTAÇÕES E AJUDA PARA MÃES COM DIFICULDADE PARA AMAMENTAR :: O leite materno é um alimento completo e contribui para o desenvolvimento do bebê. O ato de sugar o seio estimula o crescimento adequado da face e desenvolve a musculatura preparando-a para falar, mastigar, respirar bem e ter dentes saudáveis. A Fonoaudiologia poderá ajudar a mãe e a família com orientações importantes. Mostrar as mães como amamentar. Ajudar na pega do bico do peito da mãe. Mostrar as mães como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

 

  • PROTETIZAÇÃO AUDITIVA :: É realizado uma anamnese, observação da audiometria , orientação para o melhor tipo de prótese auditiva e retirada do molde. O paciente poderá ficar durante uma semana com o aparelho em teste fazendo uma adaptação. Caso ele náo queira adquirir o aparelho será cobrado somente a visita e o molde. O nosso objetivo é a satisfação do paciente. Uma boa adaptação é muito importante para os pacientes portadores de prótese auditiva e consequentemente para uma melhor qualidade de vida.