Audiometria Infantil Comportamental

Audiometria Infantil

Para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança o papel da audição é fundamental. Estudos comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade, garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais, de mesma faixa etária que não tiveram nenhuma alteração auditiva. Daí a importância da detecção e intervenção ainda nos primeiros meses de vida!

Esse tipo de audiometria como o próprio nome já diz, avalia o comportamento da criança frente ao estimulo auditivo. É usado para crianças de 0 a 2 anos de idade ou crianças com outros comprometimentos associados.

Esse exame permite o rastreamento de crianças com surdez acentuada, severa e profunda.

Utiliza-se instrumentos musicais e sons da fala. As respostas aos estímulos sonoros variam de acordo com a idade e com a intensidade mínima de estimulo, a avaliação deve constar de estímulos de diversas intensidades (entre 25 e 90 dB).

A duração do exame varia de 40 a 60 minutos. No Centro de Fonoaudiologia o laudo fica pronto em 1 semana.

Caso seja necessário serão indicados exames complementares objetivos como Emissão Otoacústica Evocada e Potencial Auditivo de tronco Encefálico (BERA) para confirmação diagnóstica,