Educação Musical

A importância da Educação Musical e consequentemente do desenvolvimento e estimulação das habilidades auditivas em pré escolares

A pré escola consiste na educação das crianças antes da entrada no ensino fundamental. Abrange o período de 0 à 6 anos de idade e tem um papel fundamental na preparação  dos alunos para o ensino fundamental e a mais temida Alfabetização.

São desenvolvidas atividades à fim de desenvolver capacidades motoras, cognitivas e sensoriais.

As habilidades auditivas é um conjunto de habilidades que são muito importantes para a compreensão e consequentemente a aprendizagem.

As habilidades auditivas consistem em:Atenção auditiva, memória auditiva, localização auditiva, figura fundo, fechamento auditivo, associação auditiva entre outras

Na pré escola atividades que desenvolvam as habilidades auditivas precisam ser estimuladas. Daí a importância dos professores trabalharem com bandinhas musicais com diversos instrumentos confeccionados pelos próprios alunos e ou até mesmo comprados.

Com  o uso da bandinha musical as habilidades auditivas de atenção auditiva, memória auditiva, discriminação auditiva e  figura fundo poderão ser desenvolvidas.

Brincadeiras que estimulem as habilidades auditivas também precisam ser exploradas entre elas: gato mia, telefone sem fio, cabra cega, fui à feira e comprei.

Atividades que envolvam rimas (parlendas, versinhos), teatros etc também são importantes na Pré escola.

Atualmente existe uma grande quantidade de crianças com DPAC devido à diversas causas e entre elas a falta de estimulação das habilidades auditivas nos primeiros anos de vida.

A Educação Musical deveria fazer parte do Currículum.

Segundo a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança.

Sabemos que infelizmente mesmo com a Lei número 11.769 em vigor essa não é a nossa realidade atual.  Muitas escolas não estimulam a parte musical que consequentemente não estimulam as habilidades auditivas que são fundamentais para a compreensão e consequentemente a aprendizagem.

Sabemos que o ensino da música nas escolas beneficia bastante os alunos além de ser uma atividade prazerosa. A grande maioria das crianças gostam de atividades musicais e ou brincadeiras que estimulam as habilidades auditivas. A música consegue desenvolver : Atenção, concentração percepções, desenvolvimento do raciocínio e da linguagem (fala), socialização e sociabilidade são os benefícios mais citados, observados nos alunos que participam regularmente das aulas de música.

Quem sabe com o conhecimento da importância de atividades musicais essa realidade em nossas escolas não muda e consequentemente as crianças conseguirão chegar na Alfabetização compreendendo melhor  e com menos dificuldade no Ensino Fundamental. É importante ressaltar que uma boa Alfabetização é fundamental para a vida escolar.