Gagueira ou Disfemia

Gagueira ou Disfemia

É um distúrbio da linguagem em que o indivíduo repete sílabas, faz prolongamentos ou pausas ao pronunciar as palavras.

Abaixo você conhecerá um pouco mais sobre a gagueira.
1 – Gagueira Fisiológica

Cerca de 75% das crianças entre 2 e 4 anos de idade apresenta a gagueira fisiológica.

O rápido fluxo de pensamento, geralmente associado à ansiedade para contar rápido algo importante que o impressionou ou que acabou de aprender, contribui para que a criança apresente dificuldades para produzir um ritmo regular e suave em sua fala.

Daí a importância de um trabalho preventivo com um fonoaudiólogo com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da linguagem da criança e orientar aos pais como se comportar diante dsesse tipo de Gagueira.

A gagueira Fisiológica ainda não é Patológica. O trabalho de prevenção não deixará que a gagueira se desenvolva tornando-se uma Gagueira de Desenvolvimento.

Por isso quanto antes a intervenção fonoaudiológica melhor será o prognóstico.

2 – Gagueira de Desenvolvimento

Passada pela primeira infância a Gagueira passa a ter outros sinais anormais como Comportamentos Associados a Gagueira (“tiques”), reações emocionais negativas, ansiedade, angústia, frases incompletas, abuso de sinnônimos e tensão. Esse sinais anormais prejudicam a comunicação e consequentemente a relação e a qualidade de vida do indivíduo que apresenta a Gagueira de Desenvolvimento.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a manifestação de cada indivíduo e costuma se ter um bom prognóstico para pacientes participativos e assíduos as terapias.