Teste de triagem do desenvolvimento Denver II

Avaliar o desenvolvimento infantil é uma tarefa complexa que exige uma vigilância continuada nos primeiros anos de vida e conhecimento de normalidade do desenvolvimento infantil.

A fase da primeira infância que estende de zero a cinco anos é uma fase decisiva para a formação do individuo, desta forma, torna-se indispensável uma adequada vigilância do desenvolvimento da criança, o qual depende de diversos fatores, como os genéticos, socioeconômicos, ambientais e as tarefas que lhes são ofertadas no decorrer de sua infância.

Detectar precocemente transtornos do desenvolvimento infantil para encaminhar crianças com alterações e atrasos, principalmente àquelas que sofreram riscos, tais como: ausência ou pré-natal incompleto, problemas na gestação, parto ou nascimento, prematuridade (< de 37 semanas), peso abaixo de 2.500g, icterícia grave, hospitalização no período neonatal, doenças graves como meningite, traumatismo craniano e convulsões, parentesco entre os pais, casos de deficiência ou doença mental na família e fatores de risco ambientais, como violência doméstica, depressão materna, drogas ou alcoolismo entre os moradores da casa, suspeita de abuso sexual. Dentre os testes de vigilância do desenvolvimento infantil destaca-se o Developmental Screening Test (Denver), teste de triagem que avalia o desenvolvimento infantil em três áreas: social, motora e linguagem! É utilizado em crianças de 0 a 6 anos de idade para identificar precocemente atraso de desenvolvimento na criança! Também, é útil para identificar mudanças de escore ou padrões ao decorrer do tempo (medidas de acompanhamento das evoluções)interpretando primeiramente os itens individuais e depois o teste integralmente. No Centro de Fonoaudiologia utilizamos essa ferramenta como forma de prevenção e acompanhamento de evoluções nos pequenos entre 0 à 6 anos de idade.