Treinamento Auditivo para as DPAC

Treinamento Auditivo

Pessoas com o distúrbio do Processamento Auditivo Central escutam os sons normalmente e os exames audiométricos confirmam a normalidade. E o que fazer se o paciente não entende o que ouve e a audiometria está normal? Esse paciente pode ter uma alteração no Processamento Auditivo Central.

O paciente que tem disfunção no Processamento Auditivo Central tem dificuldade de entender, localizar e armazenar o que foi escutado gerando um grande desconforto na aprendizagem e na vida social.

O exame que avalia o Processamento Auditivo Central (PAC) identifica as habilidades auditivas prejudicadas, o tipo do prejuízo gnósico, o grau da alteração e qual o ouvido que processa melhor as informações.

O Treinamento Auditivo é um tratamento realizado após a avaliação do Processamento Auditivo Central. É um tratamento ideal para crianças de 8 á 12 anos de idade. Nada impede que pessoas fora dessa faixa etária realize o tratamento. Essas, também, podem ser beneficiadas.

O Treinamento Auditivo promove uma reorganização neuronal do Sistema Auditivo e das conexões com outros sistemas sensoriais a ele relacionados causando uma consequente melhora das habilidades que estavam anteriormente alteradas.

Utiliza-se estratégias com o uso de instrumentos musicais, softwares, o uso ou não de cabine audiométrica, atividades de linguagem e metacognitivas os quais promoverão a plasticidade e a reorganização cortical.

Após o treinamento auditivo (14 a 16 sessões em média) repete-se o exame de Processamento Auditivo Central para reavaliar as habilidades auditivas e geralmente os pacientes assíduos e participantes se beneficiam bastante após o treinamento auditivo refletindo na aprendizagem e na vida social.

Para maiores informações entre em contato com o Centro de Fonoaudiologia.