Triagem Auditiva Escolar

Triagem Auditiva Escolar

Um grande número de escolas não solicita de rotina a realização de audiometria, exame específico para medir a audição desde a época da pré-escola até o 5º ano (antiga 4ª série). As que solicitam, os resultados não são interpretados pedagogicamente, por falta de assessoria especializada no assunto, pois não basta exigir o exame, é necessário correlacioná-lo ao desempenho da criança.

É possível realizar as avaliações audiométricas através da implantação de um Programa de Saúde Auditiva na própria escola, o que facilita aos responsáveis que não precisam se deslocar com as crianças para a realização do exame e garante uma assessoria especializada nos moldes do Sistema Americano (onde a triagem auditiva é obrigatória na rede escolar desde 1927). A implantação desse Programa de Saúde Auditiva em Escolas faz com que a Escola que adota esse Programa tenha um diferencial das outras, permitindo assim que haja um menor número de dificuldades no aprendizado e logo um menor número de repetência escolar. O Programa de Saúde Auditiva nas Escolas identifica precisamente e eficientemente alunos com dificuldade auditiva. Além disso, após a realização de exames mais detalhados e a identificação da perda o Fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de orientação aos pais e professores.

Os objetivos do programa de triagem auditiva escolar são:

o Identificar até mesmo perdas auditivas mínimas;
o Identificar a presença de patologia da orelha média;
o Encaminhar os casos com alterações para a realização de um exame mais detalhado e conclusivo;
o As crianças com audição ou função de orelha média questionável podem ser identificadas rapidamente e serem encaminhadas para avaliação audiológica completa;
o Encaminhar para o otorrino quando necessário;
o Encaminhar para programas de reabilitação adequados quando necessário.

Devem fazer parte do Programa de Triagem Auditiva escolar as crianças do Pré Escolar até o 5º ano (antiga 4ª série), todos os alunos novos, crianças que estiverem retornando as atividades escolares após doença, crianças com problemas de adaptação e as encaminhadas pelo(a) professor(a).

A triagem pode ser realizada na própria escola, em ambiente silencioso.

Duração do exame: A duração varia de 10 a 15 minutos.